ATIVIDADE 3.5 – AUTORIA DE OBJETOS HIPERMÍDIA ESCOLA: Colégio Estadual do Iguape PROFESSORA: Maria Lúcia Conceição Nascimento PROJETO DE CONSCIÊNCIA NEGRA: A ÁFRICA EM MIM MODALIDADE DE ENSINO : Ensino Fundamental Final COMPONENTE CURRICULAR : Língua Portuguesa TEMA: A influência da língua africana sobre a língua portuguesa O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA • Debater, estudar, discutir e aprender sobre a importância do resgate da Cultura Afro-brasileira no contexto sócio-cultural. • Refletir sobre a influência do negro dentro do contexto lingüístico no Brasil. • Desenvolver nos discentes a capacidade de elaborar trabalhos com uso de mídias. • A necessidade de sempre colocar o endereço quando na utilização de imagens ou textos retirados da Internet. DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 02 aulas CONHECIMENTOS PRÉVIOS: • Comentários sobre o Projeto de Consciência Negra: A África em mim • Apresentação de algumas palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário. • Conhecimentos básicos de informática para utilização do PowerPoint, Movie Maker e o uso do Any Vídeo Converter. ESTRATÉGIAS E RECURSOS: • Vídeo: apresentação do vídeo sobre o projeto realizado no ano de 2008. • Apresentação de alguns endereços, da Internet, onde os alunos encontrarão palavras de origem africana. • Uso do computador da sala da direção e computadores (somente dois funcionam) na sala de informática para rever os vídeo produzidos. • TV pendrive. AULA 1 • Apresentação do vídeo do Projeto de Consciência Negra: A África em mim, realizado no ano passado. • Verificação dos sites pesquisados. • Verificação das palavras com seu significado.(mínimo 25) AULAS 2 • Dessa aula em diante reelaboração do vídeo ( a reedição dos vídeos produzidos pelos alunos será feita pela professora procurando sempre não perder a identidade dos mesmos). AVALIAÇÃO • A avaliação feita pela observação do grupo, através de questionamentos pertinentes ao assunto pesquisado e entrega dos trabalhos.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário